Saúde
Os atendimentos têm como objetivo promover a saúde da pessoa com síndromes neurológicas, em seu ciclo de vida, a sua capacidade funcional e desempenho humano, contribuindo para sua inclusão social e prevenindo agravos que determinam o surgimento das deficiências. São oferecidos atendimentos médicos, fisioterápicos, psicológico, nutricional, aplicações de vacinas, orientações de enfermagem, Yoga, acupuntura, com o objetivo de promover cuidados básicos com a saúde e dar atenção integral a saúde das pessoas com síndrome neurológicas e seus familiares, visando a produção de efeitos mais positivos na prevenção de doenças na reabilitação e no bem – estar dos pacientes e seus familiares.
Médico
Fisioterapia
Médico oferece consultas e procedimentos ambulatoriais, encaminhamentos externos.
A Reabilitação do Núcleo Cuidar estimula o envolvimento total do
paciente e de seus familiares no tratamento e atende pacientes de todas as idades com deficiência Neurológica, cujo quadro clínico se enquadra em uma das seguintes linhas de cuidado (patologias atendidas):Paralisia cerebral, Arnold Chiara, Autismo, Mielinigocele, microcefalia. hidrocefalia, Lenoxgastour, sequela de AVC, sequela de meningite, Mucopolissacarídose e outros. o paciente recebe um atendimento personalizado, que considera suas necessidades, potencialidades e limitações, além do ambiente em que ele vive, as tarefas que deseja executar e a assistência recebida de seu cuidador.
O tratamento oferecido tem como metas promover a independência do paciente, preservar suas funções motoras e estimular seu máximo potencial, sempre de acordo com as possibilidades individuais, promovendo a melhora funcional, sensorial, emocional e cognitiva do paciente e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Para promover o bem-estar dos nossos pacientes e familiares, realizamos atividades culturais e de entretenimento, como sessões de cinema, circo, shows de talentos com desfile de fantasias, cívicos e visitas ao Shopping da cidade de Itabuna, passeios em fazendas, casas de praias, casamento caipira, quadrilha junina de cadeirantes, concursos de Reis e Rainhas do milho, apresentação musical.
Enfermagem
Aplicação de vacinas, coordena o grupo multiprofissional, buscando inovações para a equipe, propondo novas atividades e facilitando sua implantação, orientações aos seus cuidadores e familiares; realiza procedimentos nos pacientes.
Psicologia
O Núcleo Cuidar dá atendimento psicológico, através da Psicologia Clínica. Os atendimentos são individuais e em grupo O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes. Desta forma, a psicóloga exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles.
Terapia Ocupacional
Promover ações relacionadas à ampliação da independência, tentando aumentar capacidades e utilizando para isso tarefas do desempenho ocupacional que o cliente realiza diariamente.
Yoga
objetivo do trabalho da Yoga no Núcleo cuidar é trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, aos pacientes, seus familiares e profissionais da instituição.
Acupuntura
O trabalho da Acupuntura no Núcleo cuidar tem como objetivo melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite dos pacientes, familiares e profissionais.
Musicoterapia
A musicoterapia no Núcleo Cuidar tem como objetivo potencializar as funções físicas e mentais, melhorando a autoestima, ampliando as relações sociais e cultivando as habilidades sonoro-musicais.
Dança
O principal objetivo da dança é integrar os pacientes e familiares por meio da arte da dança, a dança inclusiva surgiu para oferecer a convivência do grupo ... A proposta da Dança Inclusiva é oferecer meios que permitam que todos façam dança, sendo o foco principal a capacidade e, não a limitação.